Conhecendo o Sistema de Alerta de Cheias

O sistema de Alerta de Cheias foi criado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para informar as autoridades e população sobre a possibilidade de chuvas intensas e inundações graduais (cheias) que possam causar perdas humanas e materiais.




1

O Sistema de Alerta de Cheias possui uma rede de estações telemétricas e de radares meteorológicos que enviam, em tempo real, dados de chuva e do nível dos rios monitorados.




2

Na Sala de Situação do Inea, a quem cabe o monitoramento e o envio de alerta de cheias em apoio às Defesas Civis na prevenção de desastres, meteorologistas e técnicos da área acompanham as condições de tempo e o nível dos rios monitorados 24 horas por dia.


3

Quando há previsão de chuvas fortes ou possibilidade de transbordamento dos rios para a região monitorada, o Inea envia ALERTAS via SMS para agentes da Defesa Civil e a população cadastrada.




Para receber os alertas por SMS, envie uma mensagem com o seu CEP para 40199.
Você também pode acompanhar as informações atualizadas online, curtindo a nossa página no Facebook ou segundo o nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Estágio Situação
Vigilância Sem previsão de chuva significativa que possa causar elevação dos níveis dos rios.
Atenção Possível elevação dos níveis dos rios em função da ocorrência de chuva.
Alerta Subida acima do normal do nível de um rio monitorado, com previsão de elevação.
Alerta máximo Iminência de transbordo de um rio monitorado, com previsão de elevação.
Transbordamento Registro do nível de um rio monitorado acima da cota de transbordamento.